índice das matérias novidades e atualizações.

.
Como é a Caça ao Javali

A Espécie Modalidades de CaçaSites-Vestuário/Acessórios Sites-Facas/Canivetes
Sites-Maq.Fotográficas / Binóculos / Night Vision / Trail Monitor Sites-Armas / Lunetas / Munição / Ogivas / Recargas / Equipamentos / Arco e Flecha - Bestas / Animal Capture - Tranquilizer Systems Blow Guns Malas Peças & Acessórios

 

A ESPÉCIE
A espécie - Muito forte e ágil o Javali sus scrofa (veja mais informações) na fase adulta oferece momentos excitantes e por vezes perigosos ao ser caçado. Pela sua rusticidade, capacidade reprodutiva e adaptação, é uma espécie muito difundida no seu habitat de origem, nas áreas pouco habitadas de grandes florestas com rico sub-bosque nas diferentes regiões da Eurásia e Norte da África, desde as regiões por vezes inacessíveis nas serras e cordilheiras de alta montanha durante o verão, ate as áreas limítrofes quando desce a procura de alimento durante o outono. As maiores concentrações se encontram nas zonas montanhosas, nas vertentes mais férteis próximas a aguadas e riachos onde tenham maiores oportunidades de boa comida e abrigo. O macho javali sus scrofa adulto, na natureza atinge pesos em torno de 150 kilos, mas conforme a região, os velhos machos solitários, não raro chegam a pesar mais de 250 kilos. O troféu de maiores presas – National and World Record - pertence à Bulgária com uma pontuação de 158.20 CIC. (Veja troféu de suas presas). Na Romênia foi abatido um exemplar com 144.00 pontos CIC, e os primeiros 10 trofeus neste pais estão acima de 137.00 pontos CIC.

MODALIDADE DE CAÇA
Do ponto de vista culinário, o marcassim de 5 a 6 meses à bete rousse ate 8 /12 meses pesando respectivamente entre 30 e 50 kg abatido no outono ou principio do inverno é a carne mais cobiçada e recomendada, possui uma bela cor vermelha encobertas por uma agradável camada de gordura adquirida no verão conseqüência de uma rica e variada alimentação de produtos silvestres como frutas, castanhas, capins etc.
Modalidades de Caça – Como troféu, pelo seu tamanho, destreza, natureza agressiva conforme as situações e ou pela qualidade de sua apreciada carne saudável, saborosa e natural, a caça do Javali sus scrofa é atualmente uma atividade esportiva auto sustentável muito desenvolvida, regulamentada e praticada por todas as classes sociais na Europa, Ásia e Norte da África, e paises onde foram introduzidos. A caçada se desenvolve através de varias modalidades conforme os costumes das diferentes regiões e no decurso das estações. Na Alemanha, por exemplo, a caça ao Javali é um esporte muito valorizado e disputado por diferentes caçadores e objetivos, onde são abatidos mais de 200.000 animais/ano.

CAÇA DE PERSEGUIÇÃO À CAVALO - CHASSE À COURRE
Praticado desde à muito tempo pelo Senhores feudais, reis, ricos etc.
O javali Selvagem ocupa um lugar de destaque no mundo cinegético, referencias passadas contam de caçadas que duraram o dia todo.
A caçada é feita percorrendo amplos espaços de campos e matas atravessando cursos d'água com vários caçadores que dirigem e acompanham uma matilha de muitos cães na perseguição ao javali.
O javali quando acuado é sacrificado por meio de uma adaga.
Sua pratica e ética foram regulamentadas no decorrer dos séculos.
Esta modalidade ainda se pratica em algumas regiões de alguns paises.

CAÇA DE APROXIMAÇÃO - CHASSE A L'APPROCHE - TRACKING
É a arte de; atravez de astúcia e artifícios, localizar, aproximar e surpreender os animais selvagens em seu próprio meio.
O caçador se desloca só por uma ampla área previamente escolhida e reservada. Exige um alto conhecimento do terreno, do meio ambiente, dos hábitos de vida da espécie em foco; quando se deslocam e para onde se dirigem para; beber, comer, descansar, dormir, de como se comportam na mudança das condições do tempo, na época do cio, reprodução, criação durante o decorrer das estações. É necessário também um apurado grau de observação, uma pesquisa constante e um exame minucioso de todas as coisas e uma longa experiência; a vista deve ser excelente e treinada para individualizar a presa em meio à mata mesmo se com a ajuda de um binóculo que permite levantar detalhes sobre o que parece ser suspeito. Importantíssimo também uma audição bem afinada com o meio ambiente para interpretar os mínimos ruídos e os sons naturais e anormais; enfim um bom condicionamento físico e resistência aliado à um saudável espírito de aventura formam a grande chance para um bom desfecho. É a mais nobre, completa e esportiva modalidade de caça.
Dependendo da conformação do terreno e cobertura vegetal Uma diversidade de armas e munição é utilizada para a caça ao Javali:

CAÇA DE ESPERA - CHASSE D'AFFUT - STILL-HUNTING.
Utilizam-se rifles de cano raiado equipados de lunetas de médio à grande aumento a partir do alto de um Mirador (www.astrid-de-sologne.com) devidamente mimetizado e estrategicamente colocado à longa distancia de aguadas pontos de alimentação e ou passagens costumeiras do javali.
A modalidade permite um período de tempo suficiente para avaliar idade/sexo / peso aproximado possibilitando observar aspectos de ordem seletiva.

CAÇA DE ENCONTRO
Esta modalidade emprega um caçador e vários batedores.
O caçador se posiciona próximo a trilhas, onde a caça passa regularmente. Um ou mais batedores cercam e vasculham a área levantando o javali fazendo com que se desloque de maneira menos apressada do que acossada por cachorros pela passagem vigiada em direção ao caçador.
É um tiro rápido à media e curta distancia. São utilizadas rifles de ferrolho de cano curto ou duplo rifle paralelo ou sobreposto sem luneta; cartucheiras de cano liso de dois canos paralelos ou sobrepostos ou ainda semi - automáticas.

CAÇA DE BATIDA - CHASSE DE BATTUE
Incontestavelmente a mais utilizada, reunindo um numero razoável de caçadores que se posicionam em linha por algum trilho ou estrada interna, ou em volta de uma determinada área, nas partes mais altas do terreno com vistas à cursos d'água, vales, passagens freqüentadas, observando regras bem definidas de segurança em qual direção não atirar. O javali é acossado por matilha de cães apropriados e treinados sob o comando de seus proprietários. São tiros rápidos de curta, media e longa distancia; os tipos e performance das armas variam de acordo com a distancia de tiro conforme estrutura do terreno e a cobertura vegetal.

PRINCIPAIS CALIBRES & MUNIÇÃO UTILIZADOS PARA A CAÇA DO JAVALI

Rifles de canos raiados Cals; 270 Win - 7x57 R - 7x64 - 7x65 R - 280 Rem. - 7 RM - 3006 -
8x57 JRS - 9,3x 62 - 9,3x74R
35 Whelen - 300 Win. Mag
444 Marlin - 45/70 Gov., Ogivas de varias gramaturas monometálicas, miolo simples de chumbo ou de miolo duplo nos vários modelos da; Nosler - Swift A-Frame - Barnes - RWS - Norma - Sierra - Remington - Winchester e outros.

Cartucheiras de canos lisos Cals; 12 ; 16 ; 20. Ogivas de varias gramaturas monometálicas ou mistas modelos; Sabot - Foster - Brenneke -.Barnes - Copper solid - Wonder - Guanaldi - em cartuchos de 6 7 ; 70 ; 76 mm de comprimento das marcas - Federal - Remington - Winchester - Prevot - Rottweil - Fiochi - Sauvestre e outros.

O CÃO DE CAÇA PARA A CAÇA AO JAVALI
São designados como cães corredores todos aqueles com aptidões naturais como achar a caça de pêlo pelo faro, latir e perseguir a caça até as passagens naturais onde estão postados os caçadores ou ate que o animal esteja encurralado. Eles são indicados para a modalidade de caça a cavalo e de batida. Alguns exemplos destes cães mais utilizados na França, Alemanha e paises vizinhos : a cão de Haut-Poitou, o Gascon-Saintongeois, o grande azul de Gascogne, o “ Lesvesque ”, o grande Grifon de Vendée (região da França), ou ainda o Foxhound, de origem inglesa, escolhido recentemente pela habilidade na caça à raposa. Existe igualmente um numero grande de cães perdigueiros de pequeno e médio porte como o cão d’ Artois, o “ Porcelaine ” de France-Comté, o “ Ariégeois ”, o Grifon de Nievers, o Grifon de Vendée, o Basset normando, o “ Harrier ” ou ainda o Beagle.

- Os “ Terriers ”
Como seu nome indica, estes cães são predestinados à caça em tocas sob terra; de raposas e texugos. Contudo, sua coragem e tendência à animosidade os predispõem igualmente aos combates aos grandes animais de caça da Eurasia. A grande maioria é de origem Britânica : Fox-terrier, Jagterrier, entre outros. Comumente temos a tendência a inscrever o Teckel na categoria dos Terriers. Entretanto, no que concerne a caça, suas qualidades fazem dele um cão universal para a caça de grandes animais, capaz de lançar, seguir e procurar javalis, ursos e cervídeos. Bem treinado ele pode também se tornar um excelente cão de sangue.

- Os cães de sangue
Este termo designa mais uma aptidão natural e um adestramento particular que permite a certos cães de seguir o cheiro do sangue de um animal ferido muitas horas antes. O cão não deve se deixar distrair por outros rastros mais frescos que cruzem seu caminho e deve igualmente, e se a ocasião se apresentar, demonstrar animosidade na confrontação física com o animal ou de persegui-lo se ele fugir. Existem apenas duas raças especializadas neste tipo de caça : o cão vermelho de Hannover e o cão vermelho da Baviera. Entretanto, outros cães podem possuir tais aptidões, como o Teckel, ou ainda os cães de raças Alemãs.

Raças de Cães - Empregados na Caça ao Javali

Matilha
d´Artois

Matilha de
Porcelaines
Matilha de
Grands gascons Saintongeois
Matilha de
Brunus du Jura
Matilha de
Griffons Fauves de Bretagne
Matilha de
Grands Gascons Saintongeois e
Grands Bleus de Gascogne

Fonte: Le Chasseur de Sanglier

 
Curiosidades
 

WOINIC - O Monstro das Ardennes

O javali puro sangue (sus sc. scrofa) é um mito nas Ardennes - França.
A obra inédita de Eric Sleviek não poderia melhor simbolizar a "bete noire" o majestoso javali desta região. O artista utilizou 50 toneladas de metal, 6,5 toneladas de material para solda, 12.000 horas de trabalho nesta estatua de 9 metros de altura e 12 metros de comprimento. Esta exposto na vila de Bogny sur Meuse localizada à sudeste de Monthermè. Vale a pena conhecer esta monumental obra, orgulho dos caçadores e habitantes da região.
Fonte: Le Chasseur de Sanglier 

Troféus
 
11/08/00
Foto enviada por M. Francart, de um enorme Javali caçado em 1965 na região de Meurthe - et-Moselle - França, pesando 220 Kg eviscerado ou seja pesando 260 Kg (peso vivo)
Fonte: Le Chasseur de Sanglier 


11/08/00

Exepcional Javali caçado por Eric Duval na região das Ardennes - França em 1998 pesando 227 Kg
Fonte: Le Chasseur de Sanglier 

11/08/00
Troféu exepcionalmente pesado na região do Maghreb - Turquia.
Fonte: Le Chasseur de Sanglier 

05/05/00 
Um Javali de 210 KG / caçado na região de  Haute-Saône - França

Um peso pesado caçado por Thierry Toubin em outubro de 1999.
Estima-se que tenha de 5 a 6 anos de idade.
Fonte: Le Chasseur de Sanglier
 

ONDE CAÇAR O JAVALI - sus sc. scrofa

Hábitat de origem - Europa /Ásia - Eurásia e Norte da África
- Áustria
http://www.hunttrips-austria.at/Game/game.html
- Bulgária
http://www.hunting-in-bulgaria.com/table-e.html
http://www.travel-bulgaria.com/balkanairtour/hunting/animals.html
http://clients.ttm.bg/scorpio/s_text_2.htm
- Checoslovakia
http://www.outfitters.cz/boar.htm
http://huntingsociety.org/Boarhunting.html
- Dinamarca
http://www.gamehuntersguide.com/Encyclopedia/country/Denmark/hunting%20season%20mammals.htm
- Espanha
http://www.huntinspain.com/biggame/dcha-species.html
- França
http://www.gourmetfly.com/Huntco.htm
http://www.naturetours.com.tr/fr/yazavi.htm
http://www.safari.ru/france/rus_kr12.htm
http://site.voila.fr/durdat.larequille5/page2.html
http://www.naturhun.hu/fra/nagyvadak_vaddiszno.html
- Inglaterra
http://www.deer-stalking.co.uk/deer-stalking/worldwide.html
- Israel
http://www.bridgesforpeace.com/publications/dispatch/natureinisrael/Article-11.html
- Iran
http://www.sitotours.com/hunting.html
http://www.safariinternational.com/engsite/big/iran_wildboar_driven_hunt.htm
http://www.iransafari.com/wildboar.htm
- Mongólia
http://www.visit2003.mn/tour.html
http://www.selenatravel.com/trips/hunting_mongolia.html
- Polonia
http://www.ciesin.ci.uw.edu.pl/poland/orbis/hunting.htm
- Portugal
http://www.emportugal.com/in/mafra/tapada.htm

- Rússia
http://www.russianhunting.com/hunting_in_russia.html
http://www.russianhunting.com/gallery_e.html
- Republica da Macedonia
http://www.artisoft.net/jasen/Index.htm
http://www.bistra.com/Hunting_&_Fishing/Hunting_&_Fishing.htm
- Romênia
http://www.rotravel.com/agencies/marshal/income/09/
http://www.romtravel.ro/the_wild_boar.html
http://www.vinatorul.ro/community/modules.php?name=News&new_topic=3
http://www.hunterco.ro/en/caccia/cinghiale.html
- Turquia
http://fordinfo.com/turkeout.htm
http://www.traffic.org/news/trophyhunting.html
- Yugoslavia
http://www.srbijasume-sgns.co.yu/english/w_boar.htm

Paises onde foram introduzidos
(Poucos de raça pura - a maioria são mestiços ou porcos domesticos aselvajados)


- América do Norte
- Canadá

http://www.geocities.com/gibiers/
- Estados Unidos
http://www.texasoutdoors.com/Wild_Boar/Info/Sport_of_Kings.htm

- América Do Sul
- Argentina - Brasil - Uruguay

http://www.savageadventures.com.br
- Chile
http://www.turismolosnotros.cl/losnotros_html/coto.html
http://www.huntingchile3.50megs.com/custom.html

- Austrália

- Nova Zelandia

http://www.troutguides.co.nz/wild_boar_hunting.html

A ARTE DE RASTREAR ANIMAIS

http://www.sedelmeier.com/book6.htm
http://www.natureoutlet.com/Natl_MysteryOfTracking.html
http://members.tripod.com/~jpbeardsley/ch9.html
http://www.tier.net/~wildernessway/

 

Home

Sites-Vestuário/Acessórios


 

Caixa Postal 24 - Cep 14230-000 - Serra Azul - SP - Brasil
(0xx16) - 651 4338    E-mail: jcprada@jcprada.com.br